São Paulo, 25 de junho de 2002

Estamos orgulhosos de havermos sido convidados pelo Eng. José Roberto Auriemo, diretor da JHSJ, para o desenvolvimento dos Projetos de Ar Condicionado, Ventilação e Exaustão do Edifício Plaza Iguatemi, que a Revista Veja São Paulo em sua edição de 22/06/02 traz como reportagem de capa a qual abaixo reproduzimos“integralmente” o texto disponível no “site”.

Estamos orgulhosos também de havermos feito parte de uma equipe de profissionais projetistas, igualmente criteriosos e competentes o que possibilitou o ótimo resultado final, os quais citamos abaixo. Israel Rewin Escritório de Arquitetura. JHSJ Construtora Pasqua e Associados – Cálculo Estrutural Schaia Akerman Projetos de Acústica.
Service - Engenharia de Cogeração. SKK Engenharia - Instalações Elétricas e Hidráulicas.

O compromisso da Fundament-AR tem sido sempre, trabalhar visando à satisfação total de nossos clientes, e para tal, tentamos nos manter atualizados sobre a melhor técnica disponível nos mercados nacional e internacional e dentro deste espírito, estamos nos preparando para a certificação, em breve, na norma ISO 9001, o que reafirmará, todo o nosso esforço e trabalho realizados nestes 10 anos de atividades da Fundament-AR.

Apresentamos então as características que diferenciam e colocam o Edifício Plaza Iguatemi, entre os “singulares” no mundo ocidental. - Qualidade Interna do Ar.
Este é um dos poucos Edifícios, onde a qualidade interna do ar é um fato concreto, visto que, alem de haverem sido previstas as taxas de renovação de ar, em conformidade com a legislação (resolução 176 e portaria 3.525), esta taxa efetivamente ocorre. Isto se deve ao fato que sendo o edifício absolutamente estanque quanto a caixilharia utilizada, há que se prever, como de fato foi previsto, um sistema de exaustão de ar, que compreenda a exaustão dos sanitários, acrescida do volume de ar necessário, a satisfazer o volume de ar de entrada pela tomada de ar externo dos condicionadores de ar, ou seja, a renovação prevista pela legislação. Ar Externo (m3/h) = Exaustão dos sanitários (m3/h) + Complemento (m3/h) - Qualidade do Ar Externo O uso de Centrais de água gelada com gás não destruidor da camada de ozônio faz do Edifício PLAZA IGUATEMI, um mantenedor da qualidade do ar externo da cidade de São Paulo. - Novidades do Projeto de Climatização Este é talvez o 1o Edifício Comercial no Brasil, apesar desta técnica ser amplamente utilizada a mais de 30 anos, no segmento industrial brasileiro, particularmente na indústria têxtil, a possuir um sistema completo de Coogeração de energia elétrica, através de motores de combustão interna, com gás natural, que permite ao Edifício Plaza Iguatemi operar 100% com energia elétrica da concessionária ou 100% de forma autônoma, em decorrência dos três motores-geradores instalados no seu sub solo.
O qual, diga-se de passagem, encontram-se totalmente isolados, em área altamente ventilada, do restante do edifício, dando total e absoluta segurança ao mesmo. Acrescente-se a este item, o fato que o Edifício Plaza Iguatemi foi totalmente projetado para uma temperatura de conforto de 19o C, o que possibilita ao usuário a possibilidade de escolha no Verão, de qualquer temperatura para seu escritório, até a temperatura de 19o C.
Com isso atende-se ao conforto de 100% da população, segundo os critérios estabelecidos pela ASHRAE, associação dos engenheiros de ar condicionado dos Estados Unidos, onde são estabelecidos valores para velocidades de ar no ambiente, que no caso deste Edifício, obtém-se pelo uso de Trinta e duas, caixas de Volume de ar variável, por pavimento, dando ao usuário do pavimento tipo, a possibilidade de escolha de até trinta e duas áreas de conforto, com temperaturas diferentes entre si.
Quanto a economia de energia, o Edifício Plaza Iguatemi possuí, todos os itens preconizados pela instrução da ASHRAE 90.1, recentemente lançada nos Estados Unidos, com o objetivo da assegurar a construção de Edifícios, com baixo nível de consumo de energia elétrica, sem redução da qualidade interna, seja biológica, seja térmica, dos escritórios. Este atendimento se dá pelo uso abundante de caixas de volume variável no sistema de insuflamento de ar condicionado, uso de variadores de rotação dos ventiladores dos fan coils dos pavimentos, das bombas de circulação de água gelada do Edifício, do uso de Centrais de água gelada com resfriamento dos condensadores a ar, que para o perfil térmico da cidade de São Paulo e com o Edifício operando 24 horas do dia, significa a máxima economia de energia anual possível. Temos também para o sistema de ar condicionado ainda a possibilidade de opera-lo com Centrais de Absorção, cuja fonte de energia é a água quente, resíduo da operação dos motores de combustão interna dos moto-geradores de energia elétrica.
Por fim foi previsto um sistema de ventilação nos seis sub solos do Edifício, que controlados por sensores de temperatura e Monóxido de Carbono, agindo sobre variadores de freqüência, que monitoram os motores dos ventiladores, possibilitam que a vazão de ar, e por decorrência o consumo de energia seja proporcional, a temperatura externa e/ou a quantidade de veículos em operação no sub solo, economizando energia, sem alteração da qualidade interna do ar. Coordenando toda esta tecnologia, e integrando-a, foi prevista um completo sistema de supervisão do Edifício. Dando a este integridade operacional e logística.

-A importância do projeto de climatização O Edifício Plaza Iguatemi, não deixou de fora a tecnologia da edificação, sob o prisma da economia de energia, para tanto foi previsto em toda a área envidraçada, vidros duplos, com baixo coeficiente de transmissão de calor, e transmissão acústica, alem de serem excelentes quanto a estanqueidade. Finalizando gostaríamos de tê-lo também como nosso cliente. Republicação matéria veja São Paulo.

Search